Passagem Secreta Nacional Online
A jovem Alice é obrigada a se mudar sozinha para uma pequena cidade, onde encontra um novo grupo de amigos. Ao invadir um parque de diversões, ela descobre segredos sobre a sua identidade e precisa fazer escolhas sobre o seu futuro.
A gênese de Passagem Secreta, novo filme de Rodrigo Grota que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 11, é uma aventura juvenil. Isso não tem volta. Afinal, o longa-metragem conta a história de Alice, uma jovem que é enviada a outra cidade para morar com o tio por conta de problemas em casa. Lá, ela acaba fazendo novas amizades e, ao mesmo tempo, descobre uma espécie de portal mágico — a tal passagem secreta do título — em um parque de diversões.
Com uma pegada de nostalgia noventista, como Stranger Things e afins, o começo do filme tem seu lado interessante. Grota, que apresentou boa direção em Leste Oeste, cria bem essa ambientação do passado com uma pegada nacional — não chega a ter o apelo de Califórnia, só para ficarmos em outro filme nostálgico, mas chega perto. O posicionamento do filme em outra década não tem apenas um aspecto popularesco, mas também serve à narrativa e personagens.
Além disso, o elenco mirim está bem. Luiza Quinteiro (Pequenos Delitos) está bem como Alice, com toda a complexidade emocional de sua personagem, enquanto os novos amigos possuem menos naturalidade na atuação — é algo que parece propositadamente forçado, talvez para cativar o público mais jovem com um didatismo cênico. Ainda assim, nessa união de boa ambientação com atuações interessantes, Passagem Secreta começa até que em boa forma.